O Marketplace é tipo aqueles sites de compra online, como o mercado livre, OLX, enjoei, etc. Mas dentro do Facebook, isso mesmo, a plataforma tem uma ferramenta que facilita o contato do cliente com o vendedor.
Todas as negociações são realizadas por lá, facilitando a compra e sem tanta burocracia que outras plataformas e-commerce possuem.
A plataforma serve de mostruário para compra e venda de produtos, sejam eles novos ou usados. Mas possui um diferencial.
Explicaremos tudo no post abaixo, acompanhe.
- Como funciona ?
Primeiramente, é importante saber como o Marketplace funciona. É bem simples, como fazer um post normal no feed.
Apenas dois tipos de perfis estão habilitados a usar a ferramenta: os que querem vender e os que querem comprar.
Para vender, é necessário fazer o login na rede social e ir até “marketplace”. Essa opção estará no menu à esquerda na versão para desktop. No app, o ícone de loja está no centro da parte superior.
Feito isso, você clicará na opção “vender um item” e colocará o nome do produto e informações de preço, localização e categoria. Não esqueça de anexar fotos do item para passar credibilidade.
Finalize publicando e pronto, seu produto estará nesse mercado digital.
No outro lado, o comprador precisa clicar no ícone do Marketplace para acessar uma lista de produtos mais próximos da sua localização.
A ferramenta disponibiliza filtros por categorias, preços, localização com raio de distância e busca por palavras-chaves.
- Vantagens do Facebook Marketplace
Agora que foi explicado como a ferramenta funciona, vamos para a parte prática: quais vantagens pode-se tirar do Marketplace ?
Calma, vamos listar algumas dessas vantagens e mostrar o diferencial desta plataforma para os outros sites online.
- Rápido e prático: Como já mencionamos, o marketplace é bem menos burocrático do que qualquer outro e-commerce. Por ser do Facebook, não é necessário fazer cadastro, tendo em vista que você está conectado a rede social.
- Alcance: São mais de 102 milhões de usuários do Facebook somente no Brasil. Não tem lugar melhor para vender seu produto. O marketplace é um grande shopping online com mais da metade da população do país logada. Dá para vender em pouco tempo e sem gastos.
- Negócios locais: O Facebook dá prioridade para os negócios locais perto do perfil, para que as transações sejam feitas nas proximidades. Até o algoritmo mostra os produtos que estão por perto e que mais combinam com o usuário.
- Messenger: O ponto principal do Marketplace é facilitar a comunicação entre vendedor e comprador. Com o messenger é possível negociar pagamento, entrega, troca, entre outros serviços.
- Pagamento: Uma das maiores vantagens do marketplace é que o dinheiro da venda é todo do vendedor, sem precisar pagar taxa para a plataforma. O pagamento fica a critério do anunciante, sem interferência do Facebook.
A plataforma só possui vantagens para quem quer vender, mas para seu anúncio se destacar, não se esqueça de usar palavras-chaves na hora de preencher o “o que você está vendendo”.
Simplifique usando uma palavra-chave que provavelmente será usada na busca pelo produto.
Como já mencionamos, use fotos para passar credibilidade do produto, para o comprador ver o estado do produto e como está sendo vendido. Tire de inúmeros ângulos para saberem do que se trata.
E faça uma descrição honesta e objetiva, para não passar a ideia que está vendendo algo que não é. Isso pode gerar avaliações ruins e atrapalhar as vendas. Fale das condições reais do produto, tempo de uso e o motivo o fez vender.
Agora que já sabe tudo sobre a ferramenta, esqueça esses sites de vendas online e teste o Marketplace.