Os emojis como os conhecemos começaram em 2011 e até hoje continuam sendo relevantes nas mídias digitais. Veja como usar emojis aqui!
Cada vez mais pessoas se comunicam por mensagens de textos o que faz com que o uso dos emojis cresça cada vez mais.
Sendo assim, as marcas também entraram nessa tendência e passaram a usar emojis para se aproximar se seu público e mantê-los engajados.
Neste post, você verá os benefícios do uso de emojis no marketing digital e dicas de como usá-los em suas estratégias, confira!
Quais os benefícios de usar emojis no marketing digital?
Emojis são imagens que você pode incorporar nas redes sociais, email e mensagens de texto para transmitir uma mensagem ou uma emoção.
Ou seja, é essencialmente uma forma abreviada e mais objetiva de se comunicar. Às vezes, os emojis comunicam pensamentos ou emoções complexas, com imagens simples.
Os emojis podem transcender até mesmo as barreiras linguísticas. Uma carinha sorridente é universal, e com a quantidade de emojis disponíveis ficou fácil transmitir diferentes emoções sem precisar se estender muito escrevendo.
Veja os principais benefícios do
- O emoji humaniza sua marca
Como os emojis agora são adotados como uma forma de expressão diferenciada, incluir alguns desses ícones é uma maneira fácil de se conectar com seu público de maneira relacionável.
- Emoji diz mais com menos
Os emojis se popularizaram tanto devido a sua capacidade de passar informação e emoções rapidamente de maneira fácil para o público. Essa é uma grande vantagem para o marketing digital.
Como usar os emojis na sua marca
Ao preparar seu conteúdo de marketing, as marcas devem considerar quais plataformas seu público está usando para se conectar, consumir e compartilhar.
Isso também é valido se tratando de emojis, pois visto que você quer passar emoções diferentes além do uso de texto, é preciso considerar a situação em que você se encontra, a identidade da sua marca e até mesmo o seu público-alvo.
Tudo isso ajudara você a escolher os emojis certos e a usá-los na hora certa.
Considere a funcionalidade do emoji. Esteja atento ao contexto e à quantidade de seu uso.
Respeite seu público-alvo e use emojis naturalmente em suas comunicações. Não os use de forma irrelevante na tentativa de aumentar o engajamento do usuário.
4 Dicas para te ajudar a usar os emojis
- Não seja forçado
Os emojis devem ser uma extensão de suas expressões normais e, como tal, nunca devem ser forçados.
Pense em como você usa emojis em conversas regulares de texto e rede social. Você pode usar uma carinha sorridente para mostrar felicidade ou uma carinha triste se for uma situação que ela se encaixa.
Seus emojis precisam ser tão naturais quando você os usa para fins comerciais — se você não consegue pensar em qual emoji você precisa para um determinado post, ele provavelmente não precisa de um.
Você não deveria ter que pensar muito nisso. Deve ser natural e automático.
- Eles precisam combinar com a sua marca
Usar emojis é uma maneira divertida de engajar com o seu público e ir além de apenas uma transação comercial, mas isso só funciona se a identidade da sua marca permite o uso de emojis.
Digamos que você tenha um perfil no Instagram para fazer marketing para um consultório de advocacia, dependendo da situação não é muito interessante usar emojis.
Pois, esse tipo de profissional requer uma identidade de profissionalismo e os emojis tendem a ser mais descontraídos.
Por outro lado, se você trabalha em um ambiente mais despojado, os emojis devem ser usados para atrair o leitor a sua mensagem.
Antes de postar qualquer coisa, pense na identidade da sua marca e pergunte a si mesmo se o emoji prejudicaria ou ofenderia alguém do seu público-alvo. Se funcionar para a sua marca, vá em frente e clique em “Enviar”.
- Não exagere
Usar emojis é divertido. Na verdade, é tão divertido que algumas marcas acabam exagerando no uso deles.
Como regra, você não deseja usar mais de quatro emojis por vez. Caso contrário, seu público pode acabar achando você forçado demais.
- Saiba o que significam os emojis
Existem tantos emojis por aí, então é normal ficar um pouco confuso — mas você não quer enviar acidentalmente o tipo errado de emoji no perfil da sua marca.
Faça uma pequena pesquisa antes de clicar em “Enviar”. Tenha certeza de que o emoji que você está prestes a usar realmente seja o que você quer comunicar para não haver mal-entendidos.
Tirar um momento para garantir que você entenda o contexto pode salvá-lo de momentos embaraçosos nas redes sociais.
Conclusão
O uso de emojis pode ser muito divertido, principalmente se a sua marca permite esse tipo de interação mais frequentemente.
Mas sabe o que é ainda mais bem-sucedido do que os emojis nas redes sociais?! Artes personalizadas!
Ter um perfil recheado de artes e imagens personalizadas para sua marca transmitirá a identidade da sua empresa assim que o usuário entrar em seu perfil.
Conheça os serviços da Agência de Marketing Digital DUNA hoje e veja como o gerenciamento de redes sociais pode ajudá-lo!
Já pensou em crescer a sua empresa com marketing digital?
Nossa Agência de Marketing Digital oferece planos de gestão de redes sociais, não deixe de conferir a nossa tabela de preços gerenciamento de redes sociais e planos de redes sociais disponíveis.
Também possuímos planos específicos para gerenciamento de Instagram, com gestão de tráfego pago.
Somos uma agência de YouTube e consultoria, com especialista em YouTube e faremos a toda a gestão de canal YouTube
O gerenciamento de redes sociais e a gestão de canal do YouTube e produção de vídeos são a solução para quem busca utilizar o marketing digital para crescer!
Não deixe de clicar nos links para mais informações!