Gerenciar seu próprio escritório de advocacia pode levá-lo um pouco fora de sua área de conforto como advogado.
Uma vez que você começa a administrar sua própria empresa, você não é mais apenas um advogado – você decidiu ter outra função e se tornar um empresário também.
Se você é um advogado e quer se tornar um empresário, precisa saber como fazer isso e porque se encaixa nessas duas profissões. Veja mais neste post!
Advogados podem ser empresários?
Os advogados podem ser empresários, tendo um negócio a parte de sua carreira ou até mesmo como donos de um escritório de advocacia.
Ser empresário leva bastante esforço, e é necessário entender as nuances de gerir um negócio, mas pode valer muito a pena!
A primeira coisa que você deve entender é que será preciso administrar todas as áreas da sua empresa para destacá-la. Portanto, ao ter um escritório de advocacia você precisa pensar nos gastos com marketing jurídico, equipe, aluguel etc.
Como advogado, você possui a vantagem de entender sobre a lei, e em muitos casos é possível diminuir os gastos, pois não será preciso contratar um outro advogado para ajudá-lo a dar início ao seu negócio.
Saiba mais: Quanto ganha um Advogado em diferentes áreas – Saiba aqui
Por que advogados podem ser empresários?
Com a qualificação vem a responsabilidade. Bons advogados precisam de habilidades técnicas, mas também uma variedade de habilidades de negócios que evoluirão com sua carreira. Listamos alguns dos mais importantes aqui.
Desenvolvimento de negócios e networking
Embora os escritórios não esperem que seus estagiários e advogados se envolvam em uma grande quantidade de atividades de desenvolvimento de negócios, é necessário avaliar o quão valioso isso é para o escritório de advocacia.
Um bom ponto de partida é criar um perfil no Linkedin a partir do qual você pode construir suas conexões de forma profissional.
Conecte-se com pessoas que você conheceu e com as quais construiu uma conexão inicial enviando uma mensagem pessoal.
Uma excelente maneira de demonstrar seu compromisso com o desenvolvimento de negócios é participar de eventos do setor que sejam relevantes para seus clientes e isso proporcionará oportunidades de networking.
Gerenciamento de Projetos
As habilidades de gerenciamento de projetos são essenciais em qualquer negócio. Se você demonstrar sua capacidade de contribuir com suas opiniões e seguir instruções, poderá ter a oportunidade de gerenciar um projeto por conta própria.
Isso exigirá uma combinação de planejamento, organização e gerenciamento de recursos para atingir um conjunto de objetivos dentro do prazo e do orçamento.
Quanto mais dessas habilidades você puder dominar, melhor. Faça um de nossos cursos de treinamento em gestão e liderança para ajudá-lo a fazer exatamente isso.
Letramento financeiro
Você pode ter pensado que tinha deixado a matemática para trás, mas é muito importante ser astuto financeiramente como advogado.
Uma vez qualificado, espera-se que você faça cotações para o trabalho do cliente, preveja sua receita de taxas, execute o trabalho com orçamentos relevantes e avalie quando os parâmetros financeiros precisam ser movidos.
Se você também tiver uma boa compreensão dos princípios tributários e contábeis, isso pode ser benéfico tanto para sua empresa quanto para seus clientes.
Gerenciamento de tempo
Agora que você é um advogado e empresário, precisará concluir seu trabalho dentro do prazo e do orçamento.
Estar ciente do tempo que você leva para entregar é imperativo e espera-se que você preste contas a cada seis minutos do seu tempo (embora o tempo para administração e outros itens essenciais sejam permitidos!)
Quando sua carga de trabalho aumenta, também é importante priorizar suas tarefas de uma forma que significa que você cumpriu todos os seus prazos – sem ficar estressado! Nosso curso de gerenciamento de tempo e estresse pode ajudar com isso.
Negociação
A negociação é uma habilidade fundamental para qualquer advogado. Você o usará em uma variedade de situações.
A maneira como você se prepara e gerencia essas situações será um fator importante quando se trata de seu futuro desenvolvimento de carreira.
Saiba mais: Estratégia Jurídica: 6 Etapas que os advogados devem seguir
Como os advogados podem se tornar empresários?
Para que os advogados se tornem empresários é possível aderir a uma Sociedade Unipessoal de Advocacia. Isso é uma empresa com um único sócio – o advogado.
Na lei diz que:
Art. 15. Os advogados podem reunir-se em sociedade simples de prestação de serviços de advocacia ou constituir sociedade unipessoal de advocacia, na forma disciplinada nesta Lei e no regulamento geral.
No entanto, neste caso só é possível exercer o papel de sócio sozinho, sem integrar outros membros como donos do negócio.
Outra opção, é o MEI, mas os advogados não podem aderir a esse sistema, pois essa é uma das profissões que não é coberta pelo MEI. Logo, esse caso só funcionaria para advogados que possuem outras carreiras, como médico, professor etc.
Também é possível começar uma empresa através do Simples Nacional ou EIRELI, mas ambos possuem um determinado valor de renda anual que deve ser atingido, e limitam o quanto seu negócio pode ganhar em um ano.
Conclusão
Os advogados podem ser empresários, seja como donos de um escritório de advocacia, ou um negócio paralelo.
Suas habilidades como advogado podem se encaixar perfeitamente como empresário. E isso o ajudará a manter o negócio fluindo bem.