Um plano de marketing para advogados é um documento que contêm todas as suas estratégias de marketing jurídico.
Esse recurso ajuda os advogados a entenderem como podem divulgar seus serviços e suas marcas de maneira a conseguir mais clientes.
Aprenda neste post como fazer um plano de marketing e faça o seu!
O que é um plano de marketing?
Um plano de marketing é um relatório que descreve sua estratégia de marketing, neste caso, como advogado, que pode ser aplicável para o próximo ano, trimestre ou mês.
Normalmente, um plano de marketing para advogados inclui:
- Uma visão geral das metas de marketing
- Uma descrição da posição de marketing atual da sua empresa
- Uma linha do tempo de quando as tarefas dentro de sua estratégia serão concluídas
- Principais indicadores de desempenho (KPIs) que você acompanhará
- Uma descrição do público-alvo da sua empresa e das necessidades do cliente
- Uma descrição de como você medirá o desempenho da estratégia
Aprender a escrever um plano de marketing obriga você a pensar nas etapas importantes que levam a uma estratégia de marketing eficaz. E um plano bem definido ajudará você a manter o foco em suas metas de marketing de alto nível.
Plano de marketing x estratégia de marketing: Qual a diferença?
Os termos “plano de marketing” e “estratégia de marketing” têm algumas diferenças.
Simplificando, uma estratégia de marketing apresenta o que o negócio fará para atingir um determinado objetivo. Um plano de marketing descreve as atividades diárias, semanais, mensais ou anuais específicas que a estratégia de marketing exige.
Uma estratégia de marketing é algo mais objetivo com prazos e detalhes apurados, e geralmente compõe uma parte do plano de marketing para advogados.
Como fazer um plano de marketing para advogados?
- Determine seus objetivos
Para que algo seja alcançado é preciso seguir um caminho até lá, e para isso, é necessário ter objetivos.
Você precisa entender qual o seu nicho, o que seu público-alvo tem em comum e a partir daí traçar objetivos para criar um plano de marketing para advogados.
- Identifique os KPIs
As métricas são cruciais para rastrear e avaliar o sucesso do seu plano de marketing. Portanto, decida os KPIs que o ajudarão a fazer isso.
Com os KPIs, você poderá avaliar os sucessos e fracassos de sua estratégia de marketing, campanha, atividades promocionais, vendas, etc.
Você estabelecerá objetivos de curto prazo e monitorará se sua equipe consegue alcançá-los.
- Crie uma buyer persona
O próximo passo é desenvolver uma buyer persona. Antes de desenvolver um produto, você precisa pesquisar seu público-alvo e suas necessidades e gostos.
Explorar segmentos de mercado para escolher um grupo de pessoas que procuram um produto como o seu.
A buyer persona representa o seu cliente ideal. Gênero, idade, ocupação, localização, interesses, canais de comunicação preferidos e hobbies são coisas que você deve saber sobre seus clientes.
Esta informação ajuda você a decidir o que e de que maneira divulgar os seus serviços. Certifique-se de conhecer bem o seu mercado-alvo antes de começar a criar as campanhas de marketing jurídico.
- Liste suas ideias e estratégias de conteúdo
Um plano de marketing deve definir claramente o conteúdo que você deseja criar, como postagens de blog, ebooks, infográficos, vídeos para YouTube, fotos etc. Depois de decidir o tipo de conteúdo, pense em seu planejamento de conteúdo.
Publique seus artigos, postagens de rede social, fotos etc. regularmente. Por exemplo, uma vez por dia, semana, mês, etc.
Defina o volume de conteúdo necessário. Não se esqueça de definir metas para o seu conteúdo. Para descobrir se seu conteúdo é bem-sucedido, atribua KPIs. Eles podem incluir mídia social, tráfego orgânico e pago.
Escolha os canais de maior desempenho que você usará para distribuir conteúdo: Facebook, YouTube, LinkedIn ou Instagram.
Uma boa solução para advogados é a gestão de redes sociais que permite que o seu conteúdo seja criado e publicado por profissionais de maneira totalmente personalizada de acordo com seus objetivos.
Visite o site da Agência de Marketing Digital DUNA e saiba mais!
- Defina seu orçamento.
Você pode usar plataformas gratuitas para distribuir conteúdo, mas é provável que ainda haja despesas.
Pense em um orçamento de 2 a 10% de sua renda total e separe essa quantia para suas campanhas de marketing jurídico!
- Identifique os concorrentes
Você sabe como comercializar seu produto quando conhece bem seus rivais. Você precisa superar seus concorrentes para chamar a atenção dos clientes.
Pesquise a participação de mercado, recursos, preços, estratégia de marketing, avaliações de clientes, diferenciais, pontos fortes e fracos de seus rivais durante a análise de concorrentes.
Depois, use essas informações a seu favor. Identifique lacunas em recursos, estratégia de publicidade, canais, etc. Desenvolva sua estratégia otimizada ou melhore o produto, ou serviço existente para se manter competitivo no mercado.
Conclusão
Um plano de marketing para advogados envolve conhecer os seus clientes, o que eles precisam, e o nicho em que seus serviços se encontram.
Dependendo da sua área jurídica, seja ela civil, de família, criminal etc. será preciso criar campanhas personalizadas pensadas nesses nichos.
Assim, você garante que consiga atrair os clientes certo para o seu escritório de advocacia, tornando o plano de marketing para advogados mais eficaz!