Ter a opção de fazer crescer seu escritório de advocacia por meio de técnicas de marketing e não depender exclusivamente do boca a boca – que é imprevisível e incontrolável – é essencial para poder fazer seu escritório crescer.
Uma dessas técnicas são os anúncios para advogados. Isso permite que crie confiança com o cliente em potencial e incentive-o a dar o próximo passo. Ao mesmo tempo, você cria uma identidade de marca e uma boa reputação.
Além disso, se você fizer certo, conseguirá gerar consistência e previsibilidade na geração de novos casos. O que é muito importante para atingir as metas de crescimento que procura.
Neste post vamos explicar como atrair clientes como advogado através de anúncios nos principais canais: Facebook, Instagram e Google.
Dicas para fazer anúncios para advogados
Passo 1: Defina o cliente ideal
O primeiro passo -e provavelmente o mais importante- é definir um cliente ideal.
Definir e ter clareza sobre quem é o seu cliente ideal – tanto demograficamente quanto psicograficamente – é extremamente importante para planejar a estratégia publicitária de sua empresa e ser capaz de compor uma mensagem que ressoe e o obrigue a agir.
Uma boa ideia é traçar o perfil dos seus clientes atuais e ver se existem similaridades entre eles, a partir daí, use esse conhecimento como ponto de partida para suas campanhas futuras.
Passo 2: Defina em quais canais é possível encontrar o cliente ideal
Definido o cliente ideal, o segundo passo é investigar em quais canais é possível encontrá-lo. Felizmente, hoje existem duas plataformas que possuem quase todo o mercado:
Portanto, você provavelmente pode alcançar seu cliente ideal em uma dessas duas (ou ambas) plataformas.
Além disso, se seus serviços jurídicos são destinados a outras empresas – B2B – você pode usar a plataforma LinkedIn para anunciar seu escritório de advocacia.
Passo 3: Tenha um bom site de apresentação de serviços jurídicos
O último passo antes da publicidade é determinar o seguinte:
Para qual página você irá direcionar o tráfego, ou seja, para onde irá direcionar as pessoas que demonstram interesse e clicam em nossos anúncios.
É possível enviar tráfego diretamente para o site, mas não é o mais eficiente. Geralmente, é melhor criar uma página específica conhecida como página de destino, criada exclusivamente com o objetivo de fazer com que o cliente em potencial execute a próxima ação desejada.
Anúncios para advogados no Facebook e Instagram
Facebook e Instagram são duas das maiores redes sociais, com 2,9 bilhões e 1,4 milhões de usuários, respectivamente.
Além disso, como pertencem ao mesmo negócio, a publicidade em ambos é gerida a partir da mesma plataforma.
Essas plataformas têm um grande potencial de marketing para advogados, pois permitem que você alcance muitas pessoas, alinhe seus objetivos de negócios aos da publicidade e seja muito preciso com o público que deseja atingir.
Entre todos os parâmetros que você pode escolher, os anúncios no Facebook permitem selecionar:
- Onde você deseja que seus anúncios sejam exibidos
- A demografia do seu público (idade e sexo)
- Seus interesses
- E muito mais
A única desvantagem de usar esse tipo de plataforma para conseguir clientes como advogado é que eles são baseados em marketing de interrupção, ou seja, o usuário não precisou realizar nenhuma ação, como uma busca, por exemplo.
E nem em marketing de intenção, como é o caso dos anúncios do Google, que exigem que o usuário faça uma pesquisa – veremos mais sobre isso abaixo.
Anúncios para advogados no Google Ads
O Google Ads é outra plataforma com muito potencial para explorar dentro do leque de possibilidades do marketing digital legal. Com mais de 3,5 milhões de pesquisas por dia.
Como dissemos anteriormente, a principal diferença dos anúncios do Facebook é que, neste caso, o usuário é obrigado a realizar uma ação para que seu anúncio apareça.
Por exemplo, procure por “Advogado Criminalista em Rio de Janeiro” e veja como os resultados são exatamente para o que você procurou.
Além disso, o formato do anúncio é muito diferente nas duas plataformas: o Google usa um formato de texto e o Facebook combina uma imagem, vídeo, etc. com texto, enfatizando o primeiro.
Os pontos mais importantes para tirar o máximo proveito e atrair clientes para advogados são:
- Faça uma extensa pesquisa sobre palavras-chave e frases
- Crie anúncios que chamem a atenção e incentivem o cliente em potencial a clicar
- Otimize a publicidade fazendo mais do que funciona e não fazendo o que não funciona
Conclusão
Hoje, mais do que nunca, é de vital importância usar as plataformas online onde os seus clientes ideais estão localizados para colocar anúncios relevantes, gerar atenção e direcioná-la para os serviços jurídicos.
Isso permite que você deixe de depender 100% do boca a boca, tenha um sistema que gere clientes com mais previsibilidade e consiga fazer seu escritório crescer.
Visite o site da Agência de Marketing Digital DUNA e confira nosso trabalho de marketing jurídico digital para advogados!
Quanto custa marketing digital em Portugal?
Quanto cobra uma agência de marketing digital em portugal?
Quanto cobra uma social media em Portugal?