Se você já ouviu falar sobre gestor de tráfego e se perguntou o que exatamente isso significa, este post é para você!
A Agência de Tráfego Pago ajudará você a aprender mais sobre o mundo do marketing digital, e nessa jornada vamos conhecer juntos as funções de um gestor de tráfego pago.
Se você deseja gerar lucro extra através da Internet, saiba que o auxílio deste profissional pode ser muito útil, pois com ele você consegue seus primeiros clientes.
Entenda como neste post!
O que é um gestor de tráfego?
O gestor de tráfego é o responsável por planejar, implementar, analisar e otimizar as campanhas de aquisição de trabalho de um projeto digital com a utilização de ferramentas de marketing digital.
Além disso, é responsável por gerar visitas ao site através de anúncios pagos.
Ou seja, ele é o responsável por aumentar a visibilidade de uma marca com tráfego da web de qualidade por meio de campanhas no Instagram, Facebook e Adwords, entre outros canais que possam estar disponíveis.
Da mesma forma, o gestor de tráfego também é conhecido como gestor de tráfego pago, gestor de publicidade ou especialista em tráfego digital. Esta profissão tem sido muito popular no setor digital e no comércio eletrônico.
Algo a se levar em consideração é o perfil do profissional, já que um gestor de tráfego não deve ter apenas conhecimento sobre publicidade online, mas também programação, edição e manejo de diversos programas de mensuração de tráfego, copywriting, etc.
Vamos continuar aprendendo um pouco mais e detalhando suas funções no marketing digital.
Vantagens do gestor de tráfego
Se você está pensando em adicionar um gestor de tráfego à sua empresa, tenha em mente que essa decisão pode mudar radicalmente o futuro do seu negócio. A seguir, detalharemos os benefícios de contar com esse profissional:
- Maior visibilidade do seu negócio na internet
- Visitas qualificadas ao seu site
- Melhora a visibilidade do seu site no Google
- Exploração de novos mercados.
- Maior prestígio nas redes sociais
- Descoberta de novas oportunidades
O gestor, em suma, é capaz de posicionar sua marca de forma eficaz a um custo menor do que um anúncio na mídia de massa. Desta forma, conseguimos mostrar os anúncios de forma segmentada para que o investimento seja mais eficaz.
Os benefícios que mencionamos acima fizeram do gestor de tráfego uma das profissões mais valorizadas dentro do marketing online.
Saiba mais: Gestor de Tráfego Pago: Quanto Custa para Contratar?
6 funções do gestor de tráfego
Agora que você entende o que esse profissional faz, vamos nos aprofundar em suas funções e o que elas implicam para sua empresa:
Auditoria
A auditoria interna é o primeiro passo a seguir para que o cliente saiba em que estado as contas estão sendo recebidas, como está a gestão e quais melhorias podem ser implementadas.
Dentro do processo de auditoria interna, você pode começar a analisar o seguinte:
- Campanhas anteriores
- Metas alcançadas
- Anúncios lançados
- Segmentação usada
Planejamento
Uma vez claros os objetivos da empresa/marca, bem como os recursos disponíveis, o gestor de tráfego é responsável por desenhar uma campanha publicitária online ajustada aos objetivos definidos.
Caso a empresa já tenha uma campanha publicitária em andamento, o gestor de tráfego fica encarregado de realizar uma auditoria para ver os pontos fortes e fracos.
Criação de campanha
O trabalho do gestor de tráfego concentra-se nesta parte, que é o desenvolvimento de campanhas publicitárias.
Para realizar esta tarefa é necessário realizar testes A/B ou multivariados. Uma vez escolhida a estratégia, o gestor de tráfego desenvolve a campanha online com base nas características da plataforma escolhida. Uma vantagem que pode ser dada no design é o copywriting.
Análise
Ser capaz de analisar e mensurar os resultados é muito importante, pois deles depende o controle e o reajuste para melhorar as campanhas publicitárias realizadas.
As métricas dependem muito de: alcance, conversão, pós-engajamento, conclusões e muito mais.
A melhor forma de desenvolver o potencial das campanhas online é aprendendo sobre marketing digital.
Então pesquisar online e fazer cursos é uma boa opção se você quer aprender a gerir o tráfego sozinho.
Otimização
Uma vez obtida a informação necessária, o gestor de tráfego deve ter a capacidade de otimizar a campanha com base em estratégias, com o objetivo de atingir os objetivos definidos.
Além disso, deve-se determinar se é necessário aumentar ou diminuir o orçamento.
Preparação de relatórios
É hora de coletar todas as informações que podem ser obtidas da análise para tirar conclusões e implementá-las.
A informação é partilhada com o cliente para que este possa verificar se todos os objetivos definidos no início da campanha foram alcançados. Cada cliente é único, por isso é necessário adaptar cada campanha às suas necessidades.
Saiba mais: 10 Benefícios do Tráfego Pago para Pequenas Empresas
Tipos de gestor de tráfego
Gestor de tráfego para anúncios nas redes sociais
É um profissional especializado em gerenciamento de publicidade em redes sociais como Facebook, Instagram, YouTube, TikTok.
Gestor de publicidade do Google Ads
É especializada em gerenciar publicidade ou anúncios por meio do Google. Outro requisito é o gerenciamento de busca por palavras-chave, remarketing e retargeting.
Gestor de tráfego especializado em comércio eletrônico
Neste caso os conceitos têm a ver com o estudo dos produtos, já que a estratégia depende do tipo e das características.
Automação e funis de vendas
Nesta etapa são tratados email marketing, banco de dados e ferramentas digitais para otimizar o marketing digital, onde se deseja alcançar um fluxo de trabalho ideal, além de alimentar as diferentes etapas do funil.
Saiba mais: Vale a Pena fazer Tráfego Pago?
Requisitos para ser um gestor de tráfego
Já temos um conhecimento básico do que é um gestor de tráfego, mas ainda não sabemos o que é preciso para ser um.
Estamos aqui para ajudá-lo e por isso lhe daremos alguns conselhos sobre os cursos e especializações que você pode fazer para ser o melhor gestor de tráfego.
- Gestão e análise de ferramentas analíticas como Google Analytics
- Otimização de canais digitais como: SEO, SEM, Social Ads, Email Marketing, etc.
- Capacidade de desenvolver testes A/B
- Conhecimento sobre custos CPC
- Analytics, KPIs, criação de relatórios
- Códigos HTML (básico)
Não perca tempo, a formação de todo gestor de tráfego dependerá do esforço que você dedica ao aprendizado e ao desenvolvimento de suas habilidades.
Se você tem interesse em saber mais sobre as tarefas que esse profissional desempenha ou pensa em contratar um gestor de tráfego pago, não deixe de visita o site da Agência de Tráfego Pago!